top of page

REGULAMENTO 2017

STOCK KART 2017

 

 

1. Comissão Organizadora:
 

Luiz de Oliveira Rodrigues – Coordenador

Rodrigo Mayrink – Coordenador 

 

2. Local:  

2.1 – O local de realização do Campeonato STOCK KART será no Kartódromo Internacional de Betim.

 

2.2 - Toda a Infraestrutura do kartódromo participante da temporada 2017 é de responsabilidade de seus proprietários cabendo à comissão organizadora a apresentação de reclamações/sugestões, sendo estas devidamente registradas no site https://sotckkart.wixsite.com/stockkart pelo piloto reclamante.

 

2.3 - As condições dos karts bem como da pista são de total responsabilidade do kartódromo. Em caso de acidentes, quebra de karts, problemas de cronometragem, ou algum fator fora do controle da organização e que venha a interferir negativamente nos resultados finais da corrida, não são de responsabilidade da Comissão Organizadora, porém será realizada ação pelos organizadores de forma a minimizar o problema.

 

3. Parceiros:  

Kartódromo Internacional de Betim.

http://www.kartodromodebetim.com.br

4. Etapas:

   

O campeonato será disputado em 9 etapas em formato de pontos corridos, considerando campeão aquele que após o descarte da menor pontuação obtida, somar o maior número de pontos no final das etapas. 

 

 

5. Calendário: 

5.1 – Todas as etapas serão realizadas na última quarta-feira de cada mês.

O Campeonato 2017 obedecerá ao seguinte calendário:

1ª etapa  ...   29 de março – 20H – Traçado 1 Completo Normal

2ª etapa  ...   26 de abril - 20H – Traçado 1 Completo Invertido

3ª etapa  ...   31 de maio – 20H – Traçado 2 Normal Curto

4ª etapa  ...   28 de junho – 20H – Traçado 1 Invertido com Chicane

5ª etapa  ...   26 de julho – 20H – Traçado 5 Invertido com Chicane

6ª etapa  ...   30 de agosto – 20H - Traçado 1 Completo Normal

7ª etapa  ...   27 de setembro – 20H - Traçado 1 Completo Invertido

8ª etapa  ...   25 de outubro – 20H – Traçado 2 Normal Curto

9ª etapa  ...   29 de novembro – 20H -  Traçado 1 Completo Normal

5.2 - O calendário poderá sofrer alterações pela Organização caso seja necessário. Neste procedimento a organização informará a todos os participantes em tempo hábil através de e-mail e no site https://stockkart.wixsite.com/stockkart

 

5.3 – Em caso de impossibilidade de realização da etapa, esta será prorrogada por uma semana, ou seja, a etapa será realizada na próxima quinta-feira.

 

6. Pilotos:   

6.1 - Em caso de troca de piloto durante a realização do campeonato, este herdará todos os pontos já obtidos pelo anterior mantendo a posição no campeonato.

 

6.2 - Em caso de impossibilidade de comparecimento, o piloto poderá indicar um substituto. Este deverá ter conhecimento do regulamento e dirigir de forma leal e segura.

 

6.3 - O piloto que não esteja inscrito no campeonato e participar de uma corrida, sendo ele convidado ou não, terá sua posição ignorada na pontuação do campeonato e sua posição ocupada pelo piloto participante que estiver logo após.

Não haverá a participação de convidados na última rodada (9°etapa).

7. Pesagem e Lastreamento: 

 

7.1 – Todos os pilotos deverão correr com um peso mínimo de 95 kg.

 

7.2 – Os karts receberão placas de chumbo de 5 kg/cada para realizar o lastreamento de peso dos pilotos.

 

7.3 – A pesagem será realizada na balança do Kartódromo de Betim e o piloto deverá estar somente com calçado, macacão, capacete, bala clava, luvas e identificador.

 

8. Equipes: 

 

8.1 – As equipes serão formadas através de sorteio pela comissão organizadora.

 

8.2 – O nome da equipe será definido através de sorteio pela comissão organizadora, utilizando nomes das equipes da F1.

9. Concentração:

 

9.1 – Os pilotos deverão comparecer ao kartódromo com 1 HORA de antecedência do horário definido da corrida, para realizarem o pagamento, a troca de roupa, pesagem, participar sorteio de karts, do “briefing” e instruções gerais. 

 

9.2 – A duração da prova será de 25 minutos contados a partir da saída do Pole Position. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.  

 

9.3 – Cabe ao piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, acompanhar a pesagem, participar do "briefing" e manter-se atento ao efetivo horário da corrida, pois não serão aceitas reclamações posteriores. O piloto que não estiver presente no momento do briefing no horário determinado sofrerá a punição de 2 (dois) pontos. Este item apenas será desconsiderado caso o piloto apresente à Comissão Organizadora uma justificativa considerável e aprovada por esta Comissão. É recomendado chegar 30 minutos antes do horário estipulado para o briefing.

 

9.4 – O piloto que chegar após o início do posicionamento dos karts no grid, deverá realizar sua largada do box, após a passagem do último colocado do grid. Caso exista mais de um piloto nesta condição, a largada deverá respeitar a ordem de chegada dos pilotos atrasados. 

 

9.5 – Caso o piloto não chegue a tempo para a corrida até a bandeirada de largada, este perderá o direito da participação da prova e o ressarcimento do valor pago ficará sob a responsabilidade do piloto. A Comissão Organizadora não terá nenhuma responsabilidade quanto ao ressarcimento bem como a participação na negociação.

 9.6 – A apuração dos tempos das voltas e a cronometragem da prova é de responsabilidade do kartódromo.

 

9.7 – O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelo relatório do sistema de cronometragem do kartódromo.

10. Largada:

 

10.1 – A largada será parada. Os karts serão alinhados no grid e após a bandeirada de largada poderão acelerar livremente.

 

10.2 – O posicionamento no grid de largada será o inverso da classificação no campeonato, assim o primeiro colocado no campeonato largará em último e o último colocado no campeonato largará em primeiro.

 

10.2.1 – Para a primeira corrida o grid será definido através de sorteio pela comissão organizadora.

 

10.3 – Após definição do grid de largada, cada piloto, após colocado o kart em funcionamento, realizará o posicionamento conforme marcação de posicionamento na pista. 

 

10.4 – A largada será acompanhada pelos fiscais do Kartódromo. O piloto que tiver denunciada a queimada de largada, ou seja, largado antes da bandeirada de largada, será punido com a subtração de 2 pontos do total de pontos obtidos por ele na corrida.

11. Pontuação:

 

11.1 - A pontuação de cada piloto obtida em cada etapa será dada da seguinte forma:

 

 Posição Pontuação

 

1º colocado - 36 pontos

2º colocado - 33 pontos

3º colocado - 31 pontos

4º colocado - 29 pontos

5º colocado - 27 pontos

6º colocado - 25 pontos

7º colocado - 24 pontos

8º colocado - 23 pontos

9º colocado - 22 pontos

10º colocado - 21 pontos

11º colocado - 20 pontos

12º colocado - 19 pontos

13º colocado - 18 pontos

14º colocado - 17 pontos

15º colocado - 16 pontos

16º colocado - 15 pontos

17º colocado - 14 pontos

18º colocado - 13 pontos

 

11.2 - Os pontos por equipes serão a resultante da soma dos pontos obtidos por cada um de seus integrantes. 

 

11.3 - Caso dois ou mais pilotos ou duas ou mais equipes terminem o campeonato com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido o maior número de 1ºs lugares, persistindo, o maior número de 2ºs e assim por diante nas etapas anteriores.

12. Frequência:

 

12.1 – O piloto deverá estar ciente do compromisso com o grupo. Temos o calendário definido com antecedência e a sua participação é condição básica para honrar o compromisso. Quando houver situação que impossibilite sua presença, é obrigatório a comunicação a um dos membros da organização para possibilitar a presença de um substituto que já tenha andado de kart.

 

13. Distribuição dos pilotos do Kart:

 

13.1 – Os pilotos serão distribuídos nos karts conforme a disposição com que estes são alinhados no espaço reservado para ocupação pelos pilotos. O pole position ocupará o primeiro kart da fila, o segundo pegará o próximo e assim sucessivamente até o último piloto.

 

13.2 – Os pilotos, não poderão solicitar aos funcionários do Kartódromo a troca ou posicionamento de determinado kart de forma a ser beneficiado de qualquer forma, seja por performance do kart, tamanho do banco, estado do pneu, forma do volante, número do kart, etc. 

 

13.3 – Qualquer piloto poderá, assim que determinado o kart que irá utilizar, verificar se existe alguma irregularidade com o kart e caso exista, solicitar a uma pessoa do kartódromo sua correção ou efetiva troca de kart. A confirmação do problema e a possibilidade de correção ou troca deverão ser negociadas com o responsável do kartódromo. Não caberá a Comissão Organizadora a tratativa deste problema.

 

13.4 - A Organização não se responsabiliza pelo mau funcionamento dos karts. O piloto deverá avaliar durante a volta para a formação do grid e realizar sua reclamação antes da largada solicitando a uma pessoa do kartódromo sua correção ou efetiva troca de kart. A confirmação do problema e a possibilidade de correção ou troca deverão ser negociadas com o responsável do kartódromo. Não caberá a Comissão Organizadora a tratativa deste problema.

14. Pagamento:

 

14.1 – O custo pela utilização da pista e aluguel do Super Kart é de R$110,00 (Cento e dez reais). 

16. Infrações:

 

16.1 – O kartódromo disponibilizará um diretor de prova para fiscalização na corrida. As infrações detectadas em pista serão comunicadas aos infratores e a punição será registrada no relatório da corrida. 

 

16.2 – A Comissão Organizadora não aceitará reclamações verbais por toques, batidas ou qualquer ocorrência dentro e fora da pista no dia da corrida. 

 

16.3 - O piloto que se sentir prejudicado deverá fazer sua reclamação ao Diretor de prova, cabendo única e exclusivamente a ele a concordância com o reclamante. Caso exista a concordância o Diretor de Prova deverá ser instruído a informar à Coordenação do Stock Kart sobre o ajuste na punição. 

 

16.4 – O piloto que cometer uma infração em pista será punido com 15 segundos mais a redução de 10 pontos no total de pontos obtidos na etapa em que ocorrer o fato.

 

16.5 – As decisões do Diretor de Prova são soberanas não cabendo recurso quanto ao definido. 

 

16.6 – Não serão admitidas ofensas, xingamentos, desrespeitos, agressões físicas ou verbais aos pilotos ou a qualquer membro da Organização do kartódromo, da Comissão Organizadora ou demais presentes nos eventos, ficando o piloto responsável, sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato conforme julgamento da Comissão Organizadora.

16.7 – Não é recomendado o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas pelos pilotos inscritos e pelos substitutos. Os pilotos e substitutos que desrespeitarem essa norma e se excederem dentro da corrida serão punidos a critério da organização, inclusive com exclusão do campeonato.

17. Premiação 2017:

 

17.1 – O Kartódromo Internacional de Betim oferece ao primeiro colocado de cada corrida um pequeno troféu pela vitória. 

 

17.2 – No final do Campeonato serão premiados com troféu os cinco primeiros colocados na pontuação geral.

18. Divulgação/Acompanhamento:  

 

18.1 - A divulgação do campeonato será realizada através do site https://stockkart.wixsite.com/stockkart e dos comentários dos pilotos.

 

18.2 - O acompanhamento dos pontos obtidos pelos pilotos, evolução no campeonato, perfis dos pilotos, etc. serão visualizados através do site https://stockkart.wixsite.com/stockkart.
Até dois dias após a realização da corrida.

19. Atestado:

 

19.1 - Todo piloto inscrito atesta que está ciente de toda a documentação aqui contida e aceita as normas de funcionamento do campeonato. 

 

19.2 - Após o início do campeonato as regras só poderão ser alteradas pela Organização apenas em casos extremos.

 

19.3 - O presente Regulamento foi elaborado pela Organização e até o início da primeira etapa ficará em aberto para ajustes e sugestões dos pilotos.

Equipe de Organização – STOCK KART BH

Data de Edição: 09/03/2017

bottom of page